INFORMAÇÕES DA MÚSICA

Das Volteadas de Uma Estância

Cesar Oliveira e Rogério Melo

CD Das Coisas Simples da Gente (2002)

Inda nem rompeu aurora nos confins do firmamento e já se vê o movimento da indiada arrastando espora,
Então parece que as horas passam mais desapercebidas e as ansiedades da vida, ela emboca de algum jeito quando um piazito abre o peito na volta da recorrida.
É onde se agarra o quebra que tenha sangue nos olhos pois um covarde se axica quando o malo se embodoca, aos gritos de vira frente, a cavalhada entra em forma e o índio que sabe as normas não refuga o que lhe toca, um par de roseta grande um sombreiro requintado um tirador de vaqueta e uma gana no semblante, morrer mas morrer peleando jamais froxa o garrão com a pampa no coração e as inquietudes por diante
Das recorridas de campo até mesmo num aparte balanceando nos fiadores ou amadrinhando um potro, porque o flete é um companheiro, parceiro dia após dia, sempre que o galo anuncia que vêm no rastro do outro.
Assim desponta no passo a novilhada dos fundo pedindo boca pro mundo o ponteiro ganha espaço se agranda num cavallaço o rodeio bate guampa na culatra outra estampa estrala um relho de braça e a cuscada se adelgaça quando atropela nas pampa.
As volteadas de uma estância castigam alma de um guapo pois o lombo do cavalo não é bem o que se acha, mas o taura que se anima, terceia por estas léguas virando a boca da égua num grito de vai ou racha, um par de roseta grande um sombreiro requintado um tirador de vaqueta e uma gana no semblante, morrer mas morrer peleando jamais froxa o garrão com a pampa no coração e as inquietudes por diante.
Das recorridas de campo até mesmo num aparte balanceando nos fiadores ou amadrinhando um potro, porque o flete é um companheiro, parceiro dia após dia, sempre que o galo anuncia que vêm no rastro do outro.

COMPARTILHE

PIAZITO

Adolescente.

ROSETA

Peça circular (dentada ou pontiaguda) da espora.

TIRADOR

Avental de couro; pilcha exclusiva de serviço.

GANA

Desejo súbito, vontade.

PAMPA

Descampados cobertos de vegetação rasteira onde a vista se estende ao longe; compreende desde a Província da Pampa Austral, ao sul de Buenos Aires (Argentina) até os limites do RGS com o Estado de Stª Catarina (Brasil).

FLETE

Cavalo bom e ligeiro, de tiro longo.

RODEIO

Reunião para cuido, que se faz do gado.

CULATRA

Retaguarda.

RELHO

Espécie de açoite.

BRAÇA

Medida do sistema sexagesimal; sendo linear é de 2,2m; sendo superficial é de “2,2m por uma légua (6.600m) = 14.520 m2”.

ESTÂNCIA

Grande estabelecimento rural (latifúndio) com uma área de 4.356 hectares (50 quadras de sesmaria ou uma légua) até 13.068 hectares (150 quadras de sesmaria ou três léguas), dividida em Fazendas e estas em invernadas.

GUAPO

Vivente forte e destemido.

TAURA

Vivente que se pode recomendar.