Letras de música gaúcha

Rui Biriva

Rui Biriva

Rui da Silva Leonhardt, conhecido pelo nome artístico de Rui Biriva (Horizontina, 28 de outubro de 1958 - Porto Alegre, 25 de abril de 2011) foi um cantor e compositor brasileiro de música regional gaúcha.

Rui Biriva viveu até os 10 anos de idade no Distrito da Esquina Eldorado, em Horizontina. Aos 14 anos, venceu o Festival Estadual Estudantil da Canção. Mudou-se ainda jovem para o Paraná, onde fez o curso de Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1978. Não chegou a concluir o curso e, após morar em São Paulo, retornou ao Rio Grande do Sul.

O nome artístico foi adotado após a gravação da canção "Birivas", de Airton Pimentel, com a qual venceu o festival Seara da Canção Gaúcha, em 1982. Biriva é como é chamado o tropeiro de gado no Rio Grande do Sul.

Em 1984, venceu a Seara da Canção Nativa de Carazinho, com a música "Santa Helena da Serra", composta em parceria com José Luiz Vilela.

Em maio de 1987, gravou o seu primeiro álbum: Cantar, produzido por Ayrton dos Anjos, pela Continental Discos.

Rui Biriva gravou 14 discos. Entre seus maiores sucessos estão Tchê Loco, Quebrando Tudo, Canção do Amigo e Castelhana, esta composta em parceria com o cantor Elton Saldanha. Em 2003, passou a apresentar o programa "Paralelo Sul" na TVE-RS.

OUVIR
  • Youtube
  • Deezer
  • Spotify
Compartilhe

Rui Biriva, letras de músicas gaúcha, músicas para ouvir, letra de músicas antigas, faça download agora, músicas de Rui Biriva, discografia de Rui Biriva, veja músicas como: Dia de Alegria, Bem Pampa, Santa Helena da Serra, Matando a Pau, Castelhana, entre outras.

Parceiros