Letras de música gaúcha

Luciano Maia

Luciano Maia

Luciano Maia tem 20 anos de trajetória como músico e produtor, colocando a música regional gaúcha em diálogo com outros ritmos brasileiros e universais. Atualmente lidera o Baile do Maia, mantém o duo Balaio de Sons, com o violonista Gabriel Selvage, e ministra workshops sobre acordeom.

Natural de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, Maia nasceu em 7 de novembro de 1980. Ao lado do pai, músico amador, frequentou as primeiras aulas de gaita com sete anos de idade, mas logo se tornou um aplicado autodidata. Aos nove, passou a tocar em invernadas artísticas, encontros de danças dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).

Na adolescência, participou da então incipiente cena nativista de Pelotas, subindo ao palco com artistas hoje consagrados, como Luiz Marenco, Joca Martins e Cristiano Quevedo. Ao mesmo tempo, recebia premiações em disputados festivais regionais, como o Fegart, em Farroupilha, e o Rodeio da Vacaria. A partir do reconhecimento, foi convidado a participar do grupo Quero-Quero, com longa trajetória na animação de bailes. Com 15 anos, deixou a casa paterna para viver em Porto Alegre e viajar todos os finais de semana como músico profissional pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Além de experiência de palco, a trajetória com o Quero-Quero deu a Maia a oportunidade de entrar em um estúdio de gravadora pela primeira vez. Eram meados dos anos 1990, época em que a Acit se consolidava como um polo da música regional no Sul, lançando álbuns de nomes populares como Os Serranos, Tchê Barbaridade e Musical JM, com tiragens que ultrapassavam as 100 mil cópias.

Em 1997, depois de participar com o Quero-Quero da gravação de “Todo Homem do Pampa”, decidiu abandonar o conjunto para colocar em prática o que aprendeu na Capital na cena nativista de sua cidade. De volta a Pelotas, passou a produzir artistas locais e logo reuniu composições próprias e de outros artistas para a gravação do CD solo, “Sonho Novo” (1998).

OUVIR
  • Youtube
  • Deezer
  • Spotify
Compartilhe

Contatos

Thaís Batista Maia
Maia Produções
+55 51 9 9328 6574
contatolucianomaia.com

Luciano Maia
+ 55 51 9 9245 8057

Luciano Maia, letras de músicas gaúcha, músicas para ouvir, letra de músicas antigas, faça download agora, músicas de Luciano Maia, discografia de Luciano Maia, veja músicas como: Chuva Mansa, Sentimento de Gaiteiro, Janelas ao Sul, Que Encrenca, Tarumã, entre outras.

Parceiros