Letras de música gaúcha

Os Bertussi

Os Bertussi

Os ”Irmãos Bertussi“ marcaram época na música brasileira a partir de 1955, porém a saga desta família italiana atravessa todo o século XX na música do Rio Grande do Sul iniciando-se com a chegada de João Bertussi Filho ( pai de Fioravante Bertussi ) na leva de imigrantes do fim do século XIX. Estabelecidos na região serrana, “Os Bertussi” difundiram instrumentos musicais ( especificamente a gaita ) através do seu entreposto comercial. Criaram uma escola musical baseada na técnica apurada e na leitura musical. Isso os diferenciou na música regional. Fioravante era um clarinetista estudioso e tornou-se regente de uma das primeiras bandas serranas. Os filhos estudaram teoria musical e colheram o que de melhor havia em folclore e gêneros regionais diretamente das fontes. Aliás, não só viviam essa realidade cotidiana como logo eles próprios tornariam-se fontes.

Talvez a cultura gaúcha nem possa dimensionar ainda a influência e a real importância dos “Bertussi“, mas eles representam a ascendência italiana na sociedade gaúcha no século XX e todos os seus significados. Veremos que um dos temas mais recorrentes é sobre a índole musical gaúcha que diz predominantemente de temas tristes, sombrios e carregados. Em contraponto a este embate, “Os Bertussi“ infundem uma escola musical de baile, com música apropriada para a dança e a alegria características do povo italiano. Somando a isto, ainda há que se frisar o aspecto importante do espírito inovador destes músicos.

SOCIAL
Compartilhe

Contatos

Telefones:
(54) 3229.3636
(54) 9 8148.7338

E-mail:
osbertussigmail.com

Discografia de Os Bertussi

Veja as letras de Os Bertussi e ouça as músicas, música gaúcha de Os Bertussi, baixar música de Os Bertussi, ouvir música de Os Bertussi, letras de música de Os Bertussi

Parceiros