Letras de música gaúcha

Noel Guarany

Noel Guarany

Noel Fabricio Borges do Canto da Siva, mais conhecido como Noel Guarany, (São Luiz Gonzaga, 26 de dezembro de 1941 — Santa Maria, 6 de outubro de 1998).
Na adolescência aprendeu, de maneira autodidata, a língua guarani, bem como a compor, tocar e cantar.
Na década de 1960, percorreu diversos países latino-americanos, onde colheu diversos ensinamentos, que utilizou como subsídio para criação de suas músicas em sua futura carreira.
No final da década, apresentou alguns programas radiofônicos, nas rádios de Cerro Largo e São Luiz Gonzaga, bem como nas rádios Gaúcha e Guaíba de Porto Alegre.

Em 1970, lançou, em conjunto com Cenair Maicá, com o qual vinha se apresentando pelo Rio Grande do Sul e em festivais na Argentina, um compacto simples, com as músicas Filosofia de Gaudério e Romance do Pala Velho.
Entre muitas canções, estão presentes as músicas Boi Preto, Na Baixada do Manduca e Adeus Morena, músicas de inspiração folclórica. De se destacar, também, quatro composições de João Sampaio. Neste ponto, Noel Guarany, já com os primeiros sintomas da doença que viria a ceifar-lhe a vida, começou a afastar-se dos palcos, e acabou redigindo uma carta aberta à imprensa, na qual reclama do tratamento recebido pela gravadora.

Em 1985 retira-se definitivamente dos palcos, em cumprimento ao prometido na carta de 1983. No ano de 1988, em conjunto com Jorge Guedes e João Máximo, lança o disco A Volta do Missioneiro. Ainda no mesmo ano, com Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun e Pedro Ortaça lançou Troncos Missioneiros, como os quatro ficaram conhecidos.

Compartilhe

Noel Guarany, letras de músicas gaúcha, músicas para ouvir, letra de músicas antigas, faça download agora, músicas de Noel Guarany, discografia de Noel Guarany, veja músicas como: Destino de Peão, Total, Alma Guarany, De Pulperias, Payador, Pampa, Guitarra, entre outras.

Parceiros