Letras de música gaúcha

Francisco Castilhos

Francisco Castilhos

Francisco Romeu de Castilhos, mais conhecido como Chico Castilhos (São Francisco de Paula, 21 de Setembro de 1942 — 15 de Outubro de 2003) foi um cantor fandangueiro e o primeiro baixista da música gaúcha.
Foi um dos fundadores do grupo Os Mirins, juntamente com o seu amigo Albino Manique.
Desde os 13 anos de idade, ele e Manique apresentavam-se em programas de rádio. Francisco tocava violão e cantava e Albino o acompanhava tocando pandeiro. Eram conhecidos nos programas como Dupla Mirim.
Tempos depois, a dupla forma o conjunto Os Mirins, que entrou para a história da música gaúcha. Os dois acabaram lançando um estilo de dupla diferente do comum, pois na época o modismo era uma dupla de dois gaiteiros. E eles formavam uma dupla em que Chico tocava violão e Albino Manique tocava cordeona, tornando-se assim diferentes dos outros grupos da época.
Chico foi um dos primeiros músicos a tocar contrabaixo em um baile gaúcho, um fato inovador para época, já que era muito usado dois violões, um para base e outro para ponteios e solos.
Conhecido pela sua voz inconfundível, consagrou-se por cantar as músicas Vaneirinha da Saudade, Vaneirinha do Adeus, Vaneirinha do Amor, Guri, Tempos de Guri e muitas outras.
Gravou um CD solo, com participações de amigos. E vários CDs com o grupo Os Mirins.
Em 15 de Outubro de 2003 morreu devido a um câncer no intestino.

Compartilhe

Francisco Castilhos, letras de músicas gaúcha, músicas para ouvir, letra de músicas antigas, faça download agora, músicas de Francisco Castilhos, discografia de Francisco Castilhos, veja músicas como: Minha Prenda, Carreirista por Destino, Lamento de um Gaúcho, Se Bamo Pra Judiaria , Serrano Pachola , entre outras.

Parceiros